Recuperando Pendrives e Cartões de Memória que aparentam estar danificados ou com a capacidade incorreta.

Se seu Pendrive, cartão SD, ou outra unidade de disco não funciona adequadamente, “limpar” a unidade e remover as partições podem ser boas alternativas. Você poderá corrigir os problemas em uma unidade de disco que não pode ser formatada ou que apresenta capacidade incorreta.
Este truque também irá apagar partições que não podem ser apagadas com ferramentas convencionais como o Gerenciador de Disco do Windows. O procedimento irá apagar completamente a tabela de partição do disco, permitindo reconfigurar sua unidade.
Atenção! O procedimento apresentado irá apagar completamente o disco. Faça um backup dos seus dados antes de prosseguir. Tenha cuidado ao selecionar a unidade de disco correta, para que você não apague um outro disco do seu computador.

Caso prefira, utilize nosso tutorial em vídeo abaixo:

 

Execute o prompt de comando como Administrador

No Windows 10 ou Windows 8.1, clique com o botão direito do mouse no iniciar do Windows (ou pressione Tecla Windows + X) e selecione “Prompt de comando (Admin)”.
No Windows 7, acesse o prompt de comando no menu “Iniciar, Todos os Programas, Acessórios” ou no menu “Iniciar”, digite na caixa “Pesquisar Programas e Arquivos” a palavra “Prompt de comando”, Clique em cima do atalho apresentado com o botão direito do mouse e selecione a opção “Executar como Administrador”.

Prompt de comando no Windows 10
Prompt de comando no Windows 7

Use a ferramenta “diskpart” para limpar o disco

Antes de continuar, certifique-se de ter conectado a unidade de disco que deseja limpar na porta USB do computador.
Para executar a ferramenta, digite o comando abaixo no Prompt de comando e em seguida pressione Enter no teclado
diskpart
Execute o comando abaixo para listar as unidades de disco conectadas ao computador, em seguida pressione Enter no teclado
list disk



Verifique o número do disco apresentado, referente a unidade que deseja limpar. Muita atenção aqui, se você selecionar o número errado, irá apagar os dados do disco incorreto.

Na figura abaixo, você pode observar que o “Disco 0” e “Disco 1” são de 25GB e são as unidades internas do meu computador. “Disco 2” possui 3840 MB (3.8GB) e pertence ao Pendrive que desejo recuperar, ou seja, a unidade externa conectada a porta USB.

De posse do número do disco que deseja selecionar, digite o comando abaixo, substituindo o “#” pelo número da unidade que deseja apagar, conforme descrito no item anterior.
select disk #



O comando diskpart selecionou o disco especificado. Qualquer ação tomada será aplicada a este disco. Para limpar completamente a tabela de partição do disco selecionado, insira o comando abaixo e pressione a tecla Enter do teclado. Certifique-se de ter feito o backup dos dados antes de continuar: 

clean



Se tudo der certo, você verá a mensagem “diskpart está limpando o disco”. Processo concluído! Feche o prompt de comando.

Partição e formatação do disco.

Apesar de ser possível usar o diskpart para o processo, vamos utilizar as ferramentas gráficas para facilitar. Vamos utilizar o Gerenciador de Disco do Windows. Para executá-lo no Windows 10 ou 8.1, clique com o botão direito do mouse no Iniciar e selecione “Gerenciador de Disco”. No Windows 7 pressione Tecla Windows + R, digite “diskmgmt.msc” na caixa de diálogo “executar” e pressione Enter no teclado.

Gerenciamento de Disco no Windows 10
Gerenciamento de Disco no Windows 7

Você verá o disco sem partições. Clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado e selecione “Novo Volume Simples” para criar a partição no disco e formatá-lo com o sistema de arquivos desejado. Por padrão, o Windows irá criar uma partição única que se estende por toda a unidade.

Se os procedimento acima não funcionou, por exemplo, você conseguiu limpar a unidade de disco corretamente mas não consegue particioná-la ou o diskpart não consegue limpá-la corretamente, pode ser que a unidade de disco esteja fisicamente danificada ou não está funcionando corretamente.

O procedimento mostrado acima, pode recuperar unidades de disco que aparentam estar danificadas para a maioria dos usuários.

Um abraço a todos! 

Blog: http://www.tecnologiadigital24h.com.br

Download de cursos, ebooks grátis, busca de cursos completos:
http://www.myebook.com.br

Veja abaixo cursos de informática para quem deseja se tornar um profissional de sucesso:

Manutenção de notebooks
http://bit.ly/1Z6niSg

Criando aplicativos para Smartphone sem saber programar
http://bit.ly/21Zhe0o

Curso de Instalação e Manutenção do Windows, Micros e Suporte Técnico
http://bit.ly/1QEeZds

Curso Oracle SQL Expert – Certificação 1Z0-047
http://bit.ly/1Opwz0p

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores
http://bit.ly/1I1Baco

Manutenção descomplicada (aprenda a formatar seu computador)
http://bit.ly/1P0BQ15

Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *