PoE Power Over Ethernet: O que é, como funciona e quais as vantagens

Neste arquivo, vamos conhecer a respeito da tecnologia PoE Power Over Ethernet e suas principais vantagens.

Você já imaginou poder conectar e alimentar dispositivos de rede usando apenas um cabo Ethernet? Essa é a proposta do PoE (Power over Ethernet), uma tecnologia que permite transmitir dados e energia elétrica simultaneamente pelo mesmo cabo de par trançado. Neste artigo, vamos explicar o que é o PoE, como ele funciona, quais são os seus padrões, tipos e potência, e quais são as suas vantagens e aplicações.

O que é o PoE?
O PoE é uma tecnologia definida pelas normas IEEE 802.3af e 802.3at, que especificam como os equipamentos de fornecimento de energia (PSE, Power Sourcing Equipment) e os dispositivos alimentados (PD, Powered Device) devem se comunicar e se compatibilizar. Os PSE são os aparelhos que injetam energia no cabo Ethernet, como switches PoE ou injetores PoE. Os PD são os dispositivos que recebem energia pelo cabo Ethernet, como câmeras IP, telefones VoIP, pontos de acesso sem fio, entre outros.

power-over-ethernet2

Como funciona o PoE?
O PoE funciona de forma simples e inteligente. O PSE detecta automaticamente se o PD conectado é compatível com PoE, e se for, envia uma tensão entre 44 e 57 volts DC pelo cabo Ethernet, usando um dos três métodos possíveis:

Método A: A energia é adicionada ao cabo Ethernet nos pares que também trafegam dados, 1-2 e 3-6. Esse método é usado pelo padrão 802.3af e requer apenas dois pares de fios.

Método B: A energia é adicionada ao cabo Ethernet nos pares que não trafegam dados, 4-5 e 7-8. Esse método é usado pelo padrão 802.3af e requer quatro pares de fios.

Método C: A energia é adicionada ao cabo Ethernet em todos os quatro pares, usando uma técnica chamada de phantom power. Esse método é usado pelo padrão 802.3at e permite uma maior potência.

O PD recebe a energia pelo cabo Ethernet e a converte para a tensão necessária para o seu funcionamento, usando um circuito interno ou um divisor PoE. O PD também informa ao PSE a sua classe de potência, que varia de 0 a 8, indicando o quanto de energia ele precisa. O PSE, por sua vez, gerencia a distribuição de energia para os PDs conectados, de acordo com o seu limite máximo de potência.

Quais são os padrões, tipos e potência do PoE?
O PoE possui dois padrões principais, que diferem na quantidade de energia que podem fornecer:

802.3af: Também chamado de PoE, é o padrão original, publicado em 2003. Ele permite que o PSE forneça até 15,4 watts de potência por porta, e que o PD receba pelo menos 12,95 watts de potência, considerando as perdas no cabo. Esse padrão é suficiente para a maioria dos dispositivos de baixo consumo, como telefones VoIP e câmeras IP básicas.

802.3at: Também chamado de PoE+, é o padrão atualizado, publicado em 2009. Ele permite que o PSE forneça até 30 watts de potência por porta, e que o PD receba pelo menos 25,5 watts de potência, considerando as perdas no cabo. Esse padrão é necessário para dispositivos de maior consumo, como pontos de acesso sem fio e câmeras IP avançadas.

Além desses dois padrões, existem também outros tipos de PoE, que não são oficializados pelo IEEE, mas são usados por alguns fabricantes para oferecer soluções personalizadas:

PoE++: Também chamado de 4PPoE ou 802.3bt, é um tipo de PoE que permite que o PSE forneça até 60 watts de potência por porta, e que o PD receba pelo menos 51 watts de potência, considerando as perdas no cabo. Esse tipo de PoE é ideal para dispositivos de alto consumo, como laptops e TVs.

PoE Ultra: Também chamado de UPoE ou UPOE, é um tipo de PoE que permite que o PSE forneça até 90 watts de potência por porta, e que o PD receba pelo menos 71 watts de potência, considerando as perdas no cabo. Esse tipo de PoE é ideal para dispositivos de altíssimo consumo, como painéis de autoatendimento e iluminação LED.

Quais são as vantagens e aplicações do PoE?
O PoE oferece diversas vantagens para os usuários e instaladores de redes, tais como:

Economia: O PoE reduz os custos com cabos e infraestrutura elétrica, pois elimina a necessidade de tomadas e fontes de alimentação para os dispositivos de rede. Além disso, o PoE permite o gerenciamento centralizado da energia, facilitando o controle e a economia de recursos.

Praticidade: O PoE simplifica a instalação e a expansão da rede, pois permite que os dispositivos sejam conectados e alimentados com apenas um cabo Ethernet. Isso também possibilita que os dispositivos sejam instalados em locais onde não há disponibilidade de energia elétrica, como tetos e paredes.

Segurança: O PoE aumenta a segurança da rede, pois evita o risco de choques elétricos e incêndios causados por cabos danificados ou mal instalados. Além disso, o PoE permite que os dispositivos sejam alimentados por uma fonte de energia ininterrupta (UPS), garantindo o seu funcionamento em caso de queda de energia.

O PoE tem diversas aplicações em diferentes áreas, como:

Segurança: O PoE é muito usado para conectar e alimentar câmeras IP, que podem transmitir imagens de alta qualidade e com recursos de áudio, zoom, infravermelho, entre outros. O PoE também permite que as câmeras sejam instaladas em locais estratégicos, sem depender de tomadas próximas.

Telecomunicações: O PoE é muito usado para conectar e alimentar telefones VoIP, que podem realizar chamadas de voz e vídeo pela internet, com recursos de conferência, transferência, correio de voz, entre outros. O PoE também permite que os telefones sejam integrados com outros sistemas de comunicação, como intercomunicadores e sistemas de alarme.

Informática: O PoE é muito usado para conectar e alimentar pontos de acesso sem fio, que podem ampliar o sinal de internet para diversos dispositivos, com recursos de segurança, controle de acesso, entre outros. O PoE também permite que os pontos de acesso sejam instalados em locais otimizados, sem interferências ou obstáculos.

Automação: O PoE é muito usado para conectar e alimentar sensores, controladores e atuadores, que podem monitorar e controlar diversos parâmetros e dispositivos, como temperatura, umidade, iluminação, ar-condicionado, entre outros. O PoE também permite que os dispositivos sejam integrados com outros sistemas de automação, como sistemas de som e vídeo.

Espero que você tenha gostado do meu artigo!

Até a próxima!

Mais informações sobre o tema:
redestecnologia.com.br
kb.netgear.com
versatek.com
controle.net
fiberroad.com
fvml.com.br

Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *