Qual a diferença entre FAT32, exFAT e NTFS?


Toda vez que você formata um dispositivo de disco, externo, o Windows perguntará qual o formato desejado, NTFS, FAT32 ou exFAT. Porém a caixa de diálogo não te explica a diferença entre eles. No post de hoje abordaremos as principais diferenças entre estes sistemas de arquivos. 
FAT32 é um sistema de arquivos bem antigo, muito comum em Pendrives e outras unidades de disco externas. NTFS é o formato atual do Windows, muito utilizado em unidades internas. exFAT é uma alternativa moderna ao FAT32, onde há compatibilidade com inúmeros dispositivos, se comparado ao NTFS.

FAT32

É um sistema de arquivos muito antigo, introduzido no Windows 95 para substituir o FAT16.
A maioria dos Pendrives e cartões SD utilizam este formato para facilitar a compatibilidade com uma gama maior de dispositivos (vídeo games, TVs, reprodutores de mídia, etc).
O FAT32 suporta arquivos com tamanho máximo de 4GB, sua partição deve ser inferior a 8TB.
Este formato não é recomendado para unidades de disco internas, pois carece de permissões e outras características de segurança. As versões mais novas do Windows não permitem instalação neste formato.
Compatibilidade: funciona com todas as versões do Windows, Mac, Linux, vídeo games e praticamente qualquer dispositivo com porta USB.
Limitação: permite gravar arquivos com no máximo 4GB, tamanho máximo de partição de 8TB.
Uso ideal: em dispositivos de disco removíveis, para ter compatibilidade com a maioria dos dispositivos, obviamente assumindo que você não irá gravar arquivos com mais de 4GB.

NTFS

É o moderno sistema de arquivos da Microsoft, usado pelo Windows. Apareceu pela primeira vez no Windows XP.
Suporta permissões de segurança, recuperação rápida de erros, cópias sombra, criptografia, cota de disco, entre outras características. Muitos destes recursos são fundamentais para um sistema operacional.
Este formato não é compatível com outros sistemas operacionais. O Mac OS X somente consegue ler neste formato, não consegue gravar. Algumas distribuições de Linux podem habilitar suporte a gravação NTFS, outras não. Os vídeo games da Sony não suportam NTFS, da Microsoft somente o XBox One tem suporte. 
Compatibilidade: todas as versões recentes do Windows, no Mac somente leitura, no Linux somente em algumas distribuições. Dificilmente outros dispositivos como TVs e reprodutores de mídia conseguirão ler partições NTFS.

Limites: teoricamente não há.
Uso ideal: unidades de disco internas do Windows.

exFAT

Apresentada em 2006, é um sistema de arquivos otimizado para unidades de disco USB. Desenhada para ser leve como o FAT32 e sem suas limitações, porém sem as principais características do NTFS descritas acima.
Em exFAT, você poderá gravar arquivos maiores a 4GB em unidades de disco USB. É uma boa alternativa ao FAT32.
Tem maior compatibilidade que o NTFS, por exemplo o Mac OS consegue ler e gravar neste formatoe pode ser acessada pelo Linux através de software apropriado. A maioria dos vídeo games não tem suporte a este formato, até o momento, somente o PS4 e XBox One. Outros dispositivos mais antigos provavelmente não conseguirão ler neste formato de arquivos.
Compatibilidade: Windows, Mac OS e requer software adicional no Linux. Possui maior compatibilidade com dispositivos do que o NTFS, porém dispositivos mais antigos provavelmente não serão compatíveis.
Limites: teoricamente não há.
Uso ideal: Pendrives, outros dispositivos de disco externos, especialmente se vai gravar arquivos acima de 4GB.

Resumindo

NTFS é ideal para discos internos do Windows e o exFAT para discos e unidades externas. Caso seu dispositivo não suporte exFAT, você deverá formatá-lo em FAT32.
Habitualmente, deixo algumas dicas de sites e cursos para quem deseja se especializar na área de hardware e software:

Download de cursos, ebooks grátis, busca de cursos completos:http://www.myebook.com.br

(Curso) Montagem e Manutenção de Microcomputadores
http://hotmart.net.br/show.html?a=O3636664I

Curso completo de conserto de placa mãe
http://hotmart.net.br/show.html?a=O3636684I

Curso Instalação Manutenção Do Windows, computadores e Suporte Técnico
http://hotmart.net.br/show.html?a=Q3636679E


Nos vemos em uma próxima!

Fabio Nascimento


Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *