O que é o protocolo ONVIF de câmeras IP?

Protocolo ONVIF

Neste artigo vamos descobrir o que é e para que serve o protocolo ONVIF.
 
O ONVIF é um fórum aberto da indústria de Video Monitoramento para o desenvolvimento de um padrão global de interface baseada em IP para produtos de segurança. Em linguagem mais simples, é um grupo formado pelos principais fabricantes de CFTV, com intuito de desenvolver um padrão para a transmissão de vídeo através da rede.
 
O protocolo nasceu em 25 de novembro de 2008 e conta com a participação dos principais fabricantes de CFTV. Ele está centrado em 3 pilares básicos:
  • Padronização;
  • Interoperabilidade;
  • Plataforma aberta.
No mercado de vídeo vigilância IP, cada fabricante possui seu próprio protocolo, o que dificulta a integração de produtos de diferentes marcas.
 
A criação do ONVIF veio de encontro a necessidade dos consumidores e dos desenvolvedores de software, que necessitavam simplificar a integração de diferentes marcas, em um mesmo sistema de gravação e gerenciamento. Muitos desenvolvedores de VMS (Softwares de Gerenciamento de Vídeo), utilizam o protocolo ONVIF para disponibilizar rapidamente uma grande quantidade de marcas e modelos em sua base de produtos.
A grosso modo, este protocolo disponibiliza as funções básicas do equipamento, para que o cliente consiga integrar os recursos mais importantes do produto.

Perfis mais comuns:

Perfil S: fornece vídeo, áudio, controle de câmeras móveis PTZ e ativação de relês;
Perfil C: compatível com controle de acesso por IP, controle de portas, credenciais e eventos;
Perfil Q: compatível com descoberta e configuração de dispositivos, certificados e chaves TLS.
Perfil G: compatível com gravação, reprodução e pesquisa de vídeo;

Antes de integrar os equipamentos através do ONVIF, é importante verificar qual a versão do protocolo das câmeras e do software/gravador NVR, para garantir a máxima compatibilidade!

Descoberta de dispositivos

 
Existem alguns softwares que permitem descobrir dispositivos ONVIF em uma rede, visualizar as imagens ao vivo, entre outras funções.
 
 
 
O ONVIF Device Manager é uma das ferramentas que pode auxiliá-lo com as tarefas descritas acima. Este software é open-source (código aberto), gratuito, e pode ser baixado do repositório do desenvolvedor no link abaixo:
 
 

E você? Tem boas experiencias com a integração do protocolo ONVIF em seus projetos? Fique a vontade, comente!

Quer se tornar um profissional de CFTV? Conheça estes cursos!

Até a próxima!

 

Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

2 Comments

    • Tudo bem Fernando? Para saber se sua câmera é Onvif procure no datasheet do fabricante ou utilize um software chamado Onvif Device Manager. Através dele você consegue consultar se sua câmera de fato é Onvif.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *