Manter o carregador conectado na tomada consome energia elétrica?Quanto pago por ano?

Devemos desplugar os carregadores após o uso?
Qual o real consumo de seu smartphone, laptop ou tablet? 
Desplugando vou economizar algum dinheirinho nestes tempos de crise? 
Um grupo de engenheiros americanos fez o teste para comprovar quanto economizamos por ano, desplugando os carregadores após o uso.
Um medidor de uso de energia elétrica foi utilizado para os testes. Basicamente você pluga o medidor na tomada, e pluga o carregador na saída do medidor. Assim a energia flui da entrada para a saída do medidor e você consegue mensurá-la.
Foram utilizados diversos carregadores para os testes (iPhone, MacBook, iPad, Galaxy, Laptop, Nintendo3DS). Imediatamente e surpreendentemente, foi notado que nenhum destes dispositivos consomem energia elétrica quando conectados à tomada sem dispositivos na carga. Ou seja, o consumo apresentado foi de 0.0Watts. 

Obviamente, não é tão correto assim dizer que os carregadores não utilizavam energia, é possivel que uma pequena fração de watts tenha sido utilizada e isso pode ser detectável em algum momento.
Em um segundo teste, foram conectados 06 (seis) carregadores variados, em uma régua de tomada. O consumo apresentado foi de 0.3Watts.

Fazendo uma conta rápida, 0.3W, 24 horas por dia, 7 dias por semana, serão 8760 horas em um ano. Ou seja, 2.628 Kilowatts hora (kWh). 
Em São Paulo, na data de hoje, o custo do kWh é de aproximadamente R$ 0,23715. Fazendo as contas, teríamos um custo aproximado de R$ 0,62 centavos por ano. Baixíssimo não?
Estas medições não são 100% precisas, alguns carregadores podem consumir um pouco mais que outros, mas a grosso modo o teste mostra que não devemos nos preocupar tanto assim se esquecermos o carregador plugado na tomada pois o consumo é baixíssimo. 
Até a próxima pessoal!

Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *