Computador quântico da NASA é 100 milhões de vezes mais rápido que o seu!

Google e NASA anunciaram em um evento no Ames (centro de pesquisas da NASA), que o computador quântico D-Wave comprado em 2013, provou ser 100 milhões de vezes mais rápido que um computador convencional de núcleo único. O teste detalhado em um blog da Google, consiste nos dois computadores, o quântico e um convencional, tentando resolver um mesmo problema.
Enquanto o computador convencional diferencia bits em 0 e 1, o computador quântico interpreta-os simultaneamente, permitindo calcular muitas soluções de dados de uma só vez.
Os computadores quânticos são projetados para lidar com problemas complexos de otimização, buscando a melhor solução de várias possíveis.

Para provar a proeza do computador quântico D-Wave, Google e NASA conceberam um problema complexo de otimização e realizaram um teste comparativo entre o D-Wave e um computador de núcleo único rodando um algoritmo simulador de computador quântico.
A euforia do Google com este tipo de constatação é bem previsível, já que um sistema de computação quântica poderia aprimorar os resultados apresentados a uma determinada pesquisa realizada na internet.

Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *