Como utilizar o CCleaner para limpeza do Windows (registro, arquivos temporários e sites acessados)

Olá pessoal! No post de hoje vamos aprender forma simples como utilizar o CCleaner para limpeza dos arquivos temporários e também do registro do Windows.

Também é possível através do CCleaner, excluir rastros deixados, como por exemplo os sites recentemente visitados.

Este software é muito bom, eu utilizo há alguns anos e sempre funcionou adequadamente sem nenhum problema. Vamos utilizá-lo nas opções padrão, para facilitar o uso. Ao trabalho!

1- Baixe o software CCleaner, versão gratuita no site Piriform. Você pode optar pela versão gratuita.


 2- Execute o instalador do software baixado e prossiga com a instalação até a conclusão. A sequencia correta é: Próximo > Instalar > Terminar (não é necessária nenhuma alteração nas opções).

3- Feche todos os navegadores e softwares que estiverem abertos no seu computador. Na tela inicial, selecione o botão na lateral esquerda superior “Limpeza”. Em seguida, clique no botão “Executar Limpeza” localizado na parte inferior direita. Em seguida confirme clicando em “OK”.

 4- Aguarde a conclusão da limpeza. O resultado será apresentado ao final. No exemplo abaixo, foi liberado aproximadamente 12GB de espaço em disco.

5- Agora vamos limpar o registro do Windows. Ao longo do tempo inúmeras chaves são criadas no registro, causando lentidão no sistema operacional. Vamos limpar os registros não utilizados. Clique no botão “Registro” na lateral esquerda. Em seguida clique no botão “Procurar erros” na parte inferior do software. Aguarde a conclusão da pesquisa.

6- O CCleaner irá listar uma série de erros no registro. Clique no botão “Corrigir erros selecionados” na parte inferior direita.

7- Irá aparecer uma janela perguntando se você deseja fazer um backup destes registros, antes de apagá-los. É recomendado realizar o backup clicando na opção “Sim”.

8- Para realizar a limpeza do registro, clique na opção “Corrigir todos os erros selecionados” e aguarde a conclusão.

9- Ao final, o software informará o resultado da limpeza.

Missão cumprida! Limpeza concluída! Fácil não?

Um abraço a todos e até a próxima!

Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *