Como tornar seu Playstation 4 ou Xbox One mais rápidos (usando SSD)


A Microsoft e a Sony optaram por não vender os vídeo games Xbox One e PlayStation 4 com HD estado sólido SSD. Eles vendem os produtos com HD convencional para reduzir o custo do produto.
Instalar um disco estado sólido no seu console, pode torná-lo muito mais rápido, principalmente quando as informações do jogo estão sendo acessadas no disco.
Você também pode usar esta dica para adicionar HDs convencionais acima de 500GB, e obter mais espaço para seu console.

PlayStation 4

O PS4 não suporta drives externos, desta forma você não poderá plugar um disco SSD no seu console. A opção é acessar o compartimento interno e substituir o disco original por um SSD ou algum disco de maior capacidade.
O disco deve ser de 2.5 polegadas, uso interno, 9.5mm ou de tamanho compacto e usar especificação SATA. Dê preferencia a compra de um disco SSD, similar aos utilizados em um notebook.
Você pode ter um único disco interno no seu PS4, portanto de preferencia ao SSD da maior capacidade possivel.
O tutorial acima, possui informações de como realizar o backup dos seus dados para uma unidade removível, como instalar o novo disco e como restaurar o seu backup.

Xbox One

A Microsoft não permite que você abra o console e substitua o disco. Existe a opção da conexão de uma unidade externa à porta USB.

Adquira um disco SSD compativel USB 3.0, conecte-o ao Xbox One e você poderá instalar seus jogos no disco. Os jogos carregarão mais rapidamente se comparado ao disco interno.
Você irá precisar de um disco que suporte USB 3.0 e pelo menos 256GB de espaço, caso contrário o Xbox One não irá permitir a instalação dos jogos na unidade.

Você poderá optar por discos externos SSD, compatíveis USB 3.0 para um desempenho mais rápido. O Xbox One oferece três portas USB 3.0, portanto você poderá ter três unidades conectadas simultaneamente caso desejar.

Conecte o disco externo ao Xbox One e será solicitada a formatação para utilização com seus jogos e aplicativos. Você poderá acessar a opção de formatação em Configurações > Todas as configurações > Sistema > Armazenamento > Formatar para jogos & aplicativos.

Existe a opção de mover os dados de jogos e aplicativos sem a necessidade de executar uma nova instalação. Para isso, pressione o botão Menu e selecione Gerenciar Jogos. É possivel mover os dados entre as unidades instaladas, por exemplo, da unidade interna para uma unidade externa.

A Microsoft fornece informações de como utilizar unidades de disco externas no seu Xbox One neste link.

Até a próxima!


Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *