Como melhorar a segurança de estacionamentos

Como melhorar a segurança de estacionamentos

Neste artigo você vai entender como melhorar a segurança de estacionamentos.

segurança_estacionamento

A utilização de câmeras de vigilância pode melhorar a segurança de qualquer estacionamento, independente do local. Os estacionamentos possuem tráfego constante de veículos e pedestres a todo momento. Alguns estacionamentos são pouco iluminados ou localizados em bairros com alta atividade criminal.

Manter o ambiente monitorado, garante que as pessoas que visitam o estacionamento se sintam seguras naquele local. Os proprietários de estacionamentos, devem considerar a segurança como uma preocupação primordial para o sucesso contínuo. Felizmente, os modernos sistemas de câmeras de segurança, foram se tornando mais simples e fáceis de usar ao longo do tempo, beneficiando este mercado.

Como referência, um instituto americano de informações de seguro (Insurance Information Institute) observou que em 2016, aproximadamente foram perdidos seis bilhões de dólares em propriedades devido a roubo de veículos. Veículos em um estacionamento estão em risco porque ficam desacompanhados por longos períodos de tempo. Além disso, estacionamentos podem ter vários pontos cegos e outras vulnerabilidades. Bem que tentei, mas no Brasil não encontrei dados estatísticos concretos sobre o assunto.

Capacidades das câmeras de vigilância de estacionamento

Existem inúmeros modelos e formatos de câmeras de segurança. Cada um deles pode beneficiar determinados layouts e ambientes com um melhor custo benefício. Compreender as vulnerabilidades de segurança de um estacionamento, pode ajudar a determinar quais modelos de câmeras de segurança seriam melhores. A escolha correta do sistema de câmeras de segurança, pode economizar tempo e o dinheiro dos proprietários de estacionamentos, melhorando o processo  e a segurança geral.

As novas tecnologias de câmeras de vigilância são capazes de produzir imagens de alta qualidade que podem facilmente identificar os detalhes de qualquer área. Essas imagens de alta resolução também podem ser produzidas em ambientes escuros usando câmeras de segurança noturnas com pouca luz , que podem gravar em quase total escuridão. Algumas câmeras de vigilância podem se beneficiar de estacionamentos amplos e abertos, utilizando funcionalidades de monitoramento de longo alcance.

Ao contrário das câmeras de CFTV analógicas do passado, as câmeras de vigilância IP de rede não precisam mais ser conectadas a um sistema local, isolado do mundo. Elas permitem o uso de uma conexão com a Internet para transmitir imagens para uma estação de monitoramento remota, um gravador NVR ou um armazenamento de vídeo em nuvem (Cloud), permitindo armazenar suas imagens em um local seguro, com possibilidade de backups de segurança.

Existem serviços de monitoramento remoto com valor acessível, onde profissionais de vigilância treinados acompanham 24 horas por dia as atividades do local, com a possibilidade dos proprietários acessarem as imagens ao vivo e gravadas, a partir de qualquer dispositivo móvel (celular, tablet, laptop).

Confira abaixo alguns benefícios das câmeras de segurança em estacionamentos

  • Previne roubo e vandalismo

vandlaismo

Assim como o roubo, o vandalismo é uma grande preocupação para os estacionamentos. Um ato de vandalismo poderia afugentar os clientes e levar a uma perda de receita em indenizações. Sem a capacidade de monitorar a propriedade, os vândalos podem facilmente atingir veículos ou visitantes do estacionamento.

No passado, criminosos e vândalos podiam facilmente mexer nas câmeras. Atualmente, algumas câmeras de vigilância comerciais vêm com recursos de segurança à prova de vandalismo, lembrando que é importante colocá-las fora do alcance, em locais altos e de difícil acesso. Também é recomendado ter linhas de visão secundárias, para identificar atos de vandalismo a câmeras do estacionamento.

  • Previne crimes

Estudos mostram que os criminosos sempre terão como alvo a propriedade mais fácil em relação a uma bem protegida. Câmeras de CFTV no estacionamento permitem capturar criminosos em ação, e paralelamente possuem efeito ostensivo. Este é um benefício importante para áreas de estacionamento e garagens localizadas em bairros de alta criminalidade e pode manter pessoas e propriedades seguras.

  • Elimina pontos cegos

Todo tipo de propriedade, incluindo estacionamentos, tem pontos cegos inerentes ou áreas que são pouco iluminadas ou posicionadas de maneira desafiadora. Os estacionamentos são geralmente grandes áreas com um fluxo constante de veículos e pessoas indo e vindo. Isso pode dificultar a identificação de possíveis ameaças à propriedade do estacionamento.

Adote câmeras de CFTV que podem capturar um amplo campo de visão, com boa resolução, monitorando pontos cegos e iluminando áreas escuras.

  • Proporciona segurança ao seu cliente

Os seus clientes podem facilmente reconhecer se o estacionamento é seguro ou arriscado para estacionar. Poucas pessoas vão estacionar seus carros em seu estacionamento se ele parece mal iluminado e pouco protegido, quanto mais deixar o automóvel sem vigilância por um longo período de tempo. A instalação de câmeras de vigilância para estacionamentos mostra aos clientes que o dono do imóvel leva segurança a sério.

  • Previne os golpes do carro batido, do roubo de estepes.

    estepe

Reclamação comum em estacionamentos, usuários que argumentam que tiveram seu carro amassado, riscado, estepe roubado ou no caso o veiculo furtado. Se você não tem câmeras no estacionamento, com uma boa resolução e em posição estratégica, dificilmente irá provar se essas ocorrências de fato são reais ou não. O custo de um sistema de câmeras é irrisório, perto dos gastos que poderá ter caso receba um processo.

  • Oferece serviços adicionais ao seu cliente.

LPR

Localização de veículos, controle de acesso e controle de ocupação de vagas são alguns exemplos. Com as modernas câmeras de segurança com analíticos de vídeo embarcados, você poderá oferecer uma ampla gama de serviços a seus clientes. Uma câmera da Hanwha Techwin, por exemplo, pode reconhecer placas de veículos, permitindo ter um banco de dados dos carros que entraram e saíram do local ou mesmo localizá-los em alguma parte específica do estacionamento, tornando o serviço mais ágil. Você pode usar uma placa de veiculo para abrir uma cancela, automatizando o processo.

  • Garante aquele desconto bacana no seguro.

Algumas seguradoras garantem um valor mais acessível a contratos fechados com estacionamentos seguros e monitorados. Isso é meio óbvio, se um ambiente está sendo monitorado de forma eficiente, é pouco provável que sofrerá uma tentativa de furto ou vandalismo.

Investir em um correto sistema de CFTV, pode garantir o sucesso contínuo de uma empresa de estacionamentos e a segurança e proteção de usuários, funcionários e veículos deve ser o foco principal de qualquer empresa de sucesso ou de gestão responsável por uma área de estacionamento.

Você deve estar se perguntando “mas será que é simples instalar câmeras eficientes”? “e se eu tentar fazer por conta própria, mas pera aí… e se não tenho conhecimento o suficiente”?, “na dúvida vou chamar um amigo para instalar, mas pera lá, ele não conhece tão bem de CFTV assim”

Não passe apuros e seja consciente, na dúvida, consulte um profissional de CFTV qualificado e ele poderá auxiliar no seu projeto.

Quer trabalhar com projetos e instalação de câmeras em estacionamentos mas não tem conhecimentos? Conheça alguns cursos!

Nos vemos em um próximo artigo!

Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *