Aprenda como configurar contagem de pessoas em uma câmera IP.


Atualmente, o uso de câmeras IP permite a utilização uma vasta gama de recursos, que facilitam a vida de quem monitora múltiplas câmeras simultaneamente. Ou seja, imagine um operador de sala de segurança, que tem a sua frente um video wall com 200 câmeras. Fica praticamente impossível acompanhar tudo que está acontecendo em cada imagem. Neste ponto, a análise automática de vídeo torna-se importante! Atualmente as câmeras IP possuem processamento autônomo para executar regras pré-estabelecidas e com isso reportar uma determinada violação para o operador. Desta forma, ele poderá tomar uma ação pró-ativa na resolução do problema!

Resumindo, cada câmera IP no sistema trabalha de forma autônoma, sem a necessidade de um hardware central, analisando e tomando ações sem a intervenção do operador.

Estes benefícios não são possíveis em um sistema analógico de CFTV, pois este depende exclusivamente de um gravador centralizado, o chamado DVR. O DVR é responsável por todas as análises e ações, seu funcionamento é centralizado e a função das câmeras é unicamente capturar as imagens de cada ambiente, sem processar nenhum tipo de análise.

Raras são as marcas que possuem análise de vídeo em câmeras analógicas. Um exemplo é a Samsung, porém as ações são tomadas via contato seco (relê), diferente do sistema IP, que é muito mais flexível, pois analisa regras pré estabelecidas de vídeo e reporta ocorrências através de um protocolo de rede, encaminhando as informações para um ou múltiplos receptores na rede (local ou remotamente).

 

Nesta vídeo aula, vamos abordar especificamente o tema contagem de pessoas, sendo executada por uma câmera IP. Vamos detalhar os seguintes tópicos:
1- O que é a tecnologia de Plataforma Aberta em câmeras IP;
2- Analítico de contagem Foxcounter (empresa Foxstream) embarcado nas câmeras Samsung;
3- Dicas de instalação para uma contagem precisa;
4- Instalação e configuração do analítico de contagem de pessoas;
5- Testes e geração de relatórios.


Para conhecer a linha de câmeras que permite embarcar o analítico de contagem de pessoas clique aqui.

Para conhecer o analítico de contagem de pessoas da Foxstream, clique aqui.

Até a próxima!

Cursos relacionados

Faça o download de cursos de CFTV e Segurança Eletrônica!

 


Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *