11 dicas para comprar câmera de segurança IP

11 dicas para comprar câmera de segurança IP

Neste artigo fornecerei 11 dicas para comprar câmera de segurança IP. Sabemos que hoje a variedade de câmeras é muito grande, o que torna a escolha difícil. Porém com os pontos chave que irei abordar abaixo, escolher uma câmera IP  se tornará uma tarefa simples!

1) Alimentação da câmera

No mercado são comercializadas câmeras do tipo PoE ou alimentadas através de fonte de alimentação. Se você possuir um switch de rede PoE ou injetor do tip midspan, poderá enviar dados e energia para ligar a câmera através do mesmo cabo de rede. Caso não possua, adquira uma câmera que permita utilizar fontes de alimentação. Esteja atento!

switch-PoE

Switch PoE

power-supply

Fonte de alimentação

2) Resolução

A resolução de uma câmera implica na qualidade da imagem e é medida em pixels. As mais comuns são 4CIF (qualidade de DVD) HD (qualidade de TV a Cabo), Full HD (qualidade de Blu-ray) e UHD (qualidade de cinema digital). Existem formas de dimensionar a resolução ideal, mas a grosso modo podemos dizer que câmeras 4CIF e HD podem atender tranquilamente caso você não tenha um espaço físico muito amplo. O preço das câmeras pode variar bastante de uma resolução para outra.

pixels

Vários pixels irão compor uma imagem.

3) Lente utilizada

As câmeras possuem vários opções de lente. Para ambientes pequenos o recomendado é utilizar câmeras com lentes entre 2.8 e 4mm. Para locais maiores, as lentes podem variar entre 6 e 50mm, dependendo da distância que deseja monitorar. Na dúvida, use um calculador de lentes. Neste artigo falo mais sobre o assunto.

lente

Lente de 2.8 mm embutida

4) Local da instalação

Existem modelos de câmeras para ambiente interno e ambiente externo. Vai instalar a câmera IP no ambiente externo? Procure produtos resistentes a água e poeira com certificação IP66.  Se for um local suscetível a vandalismo, procure a certificação IK10.

anti_vandalismo

Câmera IK10 resistente a impacto

5) Iluminação infravermelha

Se você vai instalar sua câmera em um local que não possui iluminação, procure um produto com iluminador infravermelho embutido. As distâncias de iluminação podem variar de 5 a 50 metros dependendo do modelo. Ao comprar câmera de segurança IP esteja atento a isso.

camera-IR

Câmera com iluminação IR

6) Áudio

Algumas câmeras possuem microfone embutido e permitem que você escute o áudio do ambiente remotamente.

mic

Microfone

7) Compatibilidade de software

Procure câmeras com o protocolo chamado ONVIF. Este protocolo foi criado para garantir compatibilidade entre câmeras, gravadores e softwares de fabricantes variados. Em alguns casos, caso o ONVIF não esteja disponível, você poderá tentar obter conexão através do protocolo RTSP.

onvif

8) Formato de câmeras

Esteja atento ao formato físico da câmera. Câmeras tipo dome e cube, são mais discretas e indicadas para ambientes internos. Assim você não prejudica a estética do local. Para ambientes externos, de pequenas dimensões, o mais indicado são as câmeras do tipo bullet (bala). Neste link é possível encontrar um filtro de produtos para facilitar sua escolha do formato ideal.

11 dicas para comprar câmera de segurança IP

Formato variado de câmeras

9) Compatibilidade de navegador

As câmeras IPs podem ser acessadas no seu computador através do Internet Explorer, Firefox ou Chrome. Verifique se o modelo que está adquirindo tem compatibilidade com a maioria dos navegadores para evitar transtornos. Alguns fabricantes possuem tecnologia “plugin free” que garante a compatibilidade da câmera com qualquer browser disponível.

browser

Browsers mais usados

10) Software gratuito

Ao comprar câmera de segurança IP, verifique se o fabricante da câmera disponibiliza gratuitamente o software de visualização e gravação de imagens. Isso é muito importante! Assim você terá um software para gerenciar suas câmeras sem pagar nada a mais por isso. Licença de software às vezes pode ser mais cara que a própria câmera!

software_cftv

Software de visualização de câmeras

11) Suporte e assistência técnica

Já ouviu o ditado de que o barato sai caro? Pois é, procure fabricantes que possuem suporte e rede de assistências técnicas no Brasil. Assim você estará tranquilo caso necessite de alguma ajuda na instalação ou tenha que reparar sua câmera. Alguns fabricantes possuem garantia de 3 anos nos produtos contra defeitos de fabricação.

tecnico

Seguindo as 11 dicas com certeza você encontrará a câmera IP ideal.

Fabio Nascimento

Profissional com 20 anos de experiência na área de Segurança Eletrônica, sendo 14 deles dedicados a projetos, suporte e treinamentos na área de CFTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *